EcoWeb+EcoAction

Rede Municipal de Ensino – Campo Bom RS

WET LANDS

A escolha é nossa: formar uma aliança global para cuidar da terra e uns dos outros ou arriscar a destruição de todas as formas de vida. No projeto “Wet Lands/ Terras Úmidas” os alunos tem a oportunidade usar diferentes tecnologias para explorarem os banhados e aprender como preservar estas áreas, que são importantíssimas para a manutenção dos ecossistemas vizinhos, abrigam uma grande variedade de seres vivos, evitam inundações nas épocas de cheias…

As tecnologias são ferramentas poderosas e fazem mágicas quando nossos alunos têm a oportunidade de usá-la em suas atividades práticas nos diferentes ambientes de forma colaborativa, facilitando a construção do conhecimento.

A construção do conhecimento e pensamento crítico ocorre quando o aluno é protagonista do seu processo de aprendizagem. A habilidade de pensar criticamente pouco tem valor se não for exercida no dia a dia, em situações da vida real. O que o aluno aprendeu precisa ser significativo para que ele possa aplicar em suas novas vivências.

“Wet Lands/Terras Úmidas” é  projeto interdisciplinar  com uma turma de 2º ano da professora Danieli em parceria com a professora Margarida Telles. Os alunos tem a oportunidade de usa tablets, Smartphones, máquina digital, filmadora e binóculos nas atividades práticas e compartilhar suas descobertas com a comunidade usando as redes sociais.

Objetivos: Aprender a utilizar as tecnologias de forma colaborativa para facilitar a construção do conhecimento e a preservação dos diferentes ecossistemas, registrar, fazer relatos das vivências, leitura de imagens, interpretar, analisar e relacionar informações sobre o espaço geográfico de diferentes paisagens, perceberem-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, aprender a utilizar noções científicas, utilizar diferentes fontes de informações, observar, experimentar, formular hipóteses, registrar, compreender e compartilhar ações realizadas nas redes sociais.

Alunos nas margens do Rio dos Sinos

Alunos nas margens do Rio dos Sinos

Wet Lands – Terras úmidas

“Wet Lands/Terras Úmidas” é  projeto interdisciplinar  com uma turma de 2º ano da professora Danieli em parceria com o professor Celso de inglês e o projeto Eco Web.

Alunos em áreas de banhado

Alunos em áreas de banhado

Os alunos da turma 21 foram a campo para conhecer e montar um plano de ação de como preservar as áreas de banhado.

Observar, fotografar, discutir sobre os banhados.

Observar, fotografar, discutir sobre os banhados.

 

Larissa também foi conhecer as áreas de banhado

 

Larissa acompanhada pela prof May

Larissa acompanhada pela professora May

Os Monitores ecológicos  tiveram a oportunidade de levar uma colega nova para passear, conhecer e testar o uso de tecnologias em campo. A Larissa estava muito feliz, saiu da cadeira com a ajuda dos colegas e caminhou explorando o novo ambiente. Os seus colegas de sala estavam fazendo a prova Brasil por isso, não estavam acompanhando a Larissa.

Larissa com seus novos amigos

Larissa com seus novos amigos

Observar, fotografar, discutir, monitorar impactos ambientais em áreas de banhado.

Discutir sobre destino adequado do lixo.

Discutir sobre destino adequado do lixo.

Anotações no caderno de campo.

Desenho no caderno de campo

Desenho no caderno de campo

EXPLORANDO NOSSO MUNDO

EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DA ÁGUA, QUE É COMEMORADO NO DIA 22 DE MARÇO, NOSSA TURMA FEZ UM PASSEIO PARA CONHECER AS ÁREAS DE BANHADO PRÓXIMAS AO RIO DOS SINOS.

FOMOS VERIFICAR A QUALIDADE DA ÁGUA, POIS ESTA É A ÁGUA QUE CHEGA ATÉ NOSSAS CASAS.

ENCONTRAMOS UM AMBIENTE COM LIXOS ESPALHADOS, COM POUCAS ESPÉCIES DE ANIMAIS, MAS HAVIA MUITAS ESPÉCIES DE PLANTAS.

JUNTO COM A PROFESSORA MARGARIDA, FOTOGRAFAMOS O LOCAL E PERCEBEMOS QUE APESAR DA FALTA DE CUIDADOS HAVIAM PESSOAS FAZENDO PIQUENIQUE E PESCANDO, MESMO NÃO HAVENDO MUITOS PEIXES, DEVIDO AO FATO DE PESCAS IRREGULARES E TAMBÉM A POLUIÇÃO DAS ÁGUAS.

PRECISAMOS TER RESPONSABILIDADE E CUIDADOS COM NOSSO PLANETA (texto coletivo da turma 21).

Alunos conversando com pescadores...

Alunos conversando com pescadores…

Após a atividade prática é feito o registro no “caderno de campo” e um aluno faz o desenho.

A Escrita na placa do desenho é feita pelo aluno -escrita espontânea

A Escrita na placa do desenho é feita pelo aluno -escrita espontânea

4 pensamentos sobre “WET LANDS

  1. ola profe margarida a minha mãe ja viu a placa ate joão victor

  2. Olá Joice, João e Vó, muito bom saber que estão nos acompanhando. Essa galerinha continua fazendo um trabalho bem interessante e divertido. professora Margarida

  3. Olá profes do projeto e turma 21. Sou a mãe do Artur da turminha, parabéns pela iniciativa deste trabalho tão importante para os pequenos, eu e o Artur fomos até o local onde colocaram a placa. Beijos

    • Olá Artur e Mara, Ficamos felizes em saber que estão nos acompanhando no Blog. Artur muito legal a tua ideia de levar a mãe para conhecer local onde você e tua turma realizaram a ação. Parabéns,beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s