EcoWeb+EcoAction

Rede Municipal de Ensino – Campo Bom RS

Registrando o Mundo

Sempre há algo para perceber, só temos que olhar além do que estamos acostumados a enxergar  e registrar as novas descobertas.

Este projeto esta sendo desenvolvido com alunos do primeiro ano, turma da manhã uma parceria entre o Eco Ação e a professora Scheila Santos.

Objetivos: Aprender a utilizar as tecnologias para registrar o que acontece no meio ambiente, fazer relatos das vivências, fazer leitura de imagens, interpretar, analisar e relacionar informações sobre o espaço geográfico de diferentes paisagens, perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, aprender a utilizar noções científicas, utilizar diferentes fontes de informações, observar, experimentar, registrar, compreender e divulgar interações presentes nos diferentes ambientes.

Turma  de 2014

“A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente” Rubem Alves

Turma 11 da professora Sheila.

Turma 11 da professora Sheila.
Hora de brincar com os colegas- turma 11

Hora de brincar com os colegas- turma 11

 

Dia das mães

Sustentabilidade no dia a dia. Pensando em sustentabilidade as professoras Sheila e Ana confeccionaram embalagens sustentáveis para o presente do dia das mães. As embalagens ficaram muito fofas e o mais importante são sustentáveis e foram feitas com muito carinho para cada mãe. Parabéns pela ideia.

Turminha com os pacotes de presente.

Turminha com os pacotes de presente.

Cada mãe é diferente: mãe verdadeira ou postiça, mãe vovó, mãe titia…
A mãe ralha, beija, arruma, cozinha, escreve, trabalha fora… Minha mãe é mágica. E a sua?

DSCF1789

“Tem até pai que é tipo mãe esse então é uma beleza!
Mãe é tudo de bom, abraça, beija, acha graça e ama a gente”

DSCF1792

“Toda a mãe é um pouco fada…Se a fada fosse mãe, seria mãe da alegria.
Minha mãe é uma fada e a sua?

DSCF1790

Brincando com as cores

A turma do 1º ano trabalhou os órgãos dos sentidos de uma forma diferente e divertida

Alunos do 1º ano brincando com tinta.

Alunos do 1º ano brincando com tinta.

A vida tem a cor que você quiser pintar

Brincar com cores

Brincar com cores

Aprender pela experiência, aprender de forma divertida a explorar os órgãos dos sentidos.

Aprender de forma divertida

Aprender de forma divertida

Registrar usando tecnologias 

O uso do Smartphone auxilia os registros das descobertas que os alunos fazem diariamente na escola. Por exemplo esta semana recebemos uma tartaruga que foi encontrada na rua, mas a tartaruga não se adaptou ao minirrio e todas as manhãs ela está fora da água tentando fugir.

Tartaruga tentando fugir...

Tartaruga tentando fugir…

Os alunos observam a água do minirrio e fazem várias perguntas? Porque a água está verde? Quantas tartarugas tem? Tem filhotes? O que as tartarugas comem? Porque a tartaruga quer fugir?

Turma do 1º ano faz seus registros utilizando Smarphone

Turma do 1º ano faz seus registros utilizando Smarphone

Ana Clara mostra para o João as fotos que tirou e explica como tirar fotos usando o Smarphone.Ana Clara e João

Ana Clara e João

 

O que quero aprender este ano

O Lucas quer aprender a escrever, ler e a conviver com amigos e professores.

DSCF0044

Nicoli, Felipe e Carina tem muitas expectativas para este ano, mas em primeiro lugar querem aprender a ler e a escrever

Alunos Felipe, Carina e Nicoli

Alunos Felipe, Carina e Nicoli

Aprender de forma divertida

“A escolha é nossa: formar uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros ou arriscar a nossa destruição e a da diversidade da vida”.

No Projeto Registrando o mundo os alunos têm a oportunidade de observar, investigar, experimentar… Construir o conhecimento.

Brincadeira em pequenos grupos

“Foi emocionante esse momento com a tinta. Parabéns para professora Ana Paula Nunes e para aluna Débora, que conseguiram motivar o João. Juntos somos melhores”. Professora Sheila Santos

DSCN1664

Primeiro dia de aula

Aluna Nicoli

Aluna Nicoli
Aluna Ana Clara

Aluna Ana Clara

Professora Sheila com o aluno Wellington

Professora Sheila com o aluno Wellington

Aluna Gabriela

Aluna Gabriela

Aluna Nicoli

Aluna Nicoli

João acompanhado pela mãe.

João acompanhado pela mãe.

Lucas com a mãe

Lucas com a mãe

Joaquim acompanhado pela mãe

Joaquim acompanhado pela mãe

Aluno Gabriel acompanhado da mãe

Aluno Gabriel acompanhado da mãe

  

Aluno Felipe com a mãe

Aluno Felipe com a mãe

Débora com a mãe.

Débora com a mãe.

Turma de 2013

Turma 11 com a professora Sheila-2013

Turma 11 com a professora Sheila-2013

Preta pretinha

Essa é a historia de uma gatinha que ninguém queria adotá-la só porque ela era pretinha.

Os alunos da 1ª série confeccionaram sobre a consciência negra a partir do livro Preta Pretinha

“Respeitar todas as cores. Na África todas as pessoas eram negras e elas vieram para o Brasil e se misturou as cores, uns negros, morenos, todos diferentes…” Artur 6 anos
“Gatos pretos merecem ser tratados muito bem” Alana
“Não importa a cor dos gatos todos nós temos que amar eles” Brenda.
“Respeitar todos os gatos” Bruno

DSCF9389

“Gatinhos pretos também precisam ser felizes” Lara

“Cuide do seu gato preto” Emily

“Devemos tratar bem os animais” Emillyn

“Não importa que o animal seja preto” André.

“Não machuque os gatinhos pretos.” João.

“Todos os animais devem ser respeitados. As pessoas acreditam que gato preto da azar” Tobias

DSCF9390

“Não importa a cor do gato” Maria Eduarda.

“Cuide bem do seu animal leve ele ao parque” Miriam

“Devemos tratar os animais direito” Nicole

“Gatos pretos são legais” Erica.

DSCF9394

“Quem nasce de uma branca com um negro ai eles puxam moreno. Eu tenho um amigo moreno” Bruno

“Os gatos pretos são lindos” Emili

“Gato preto não da azar” Leander

“Respeitar todos os gatos pretos” Vinicius

“Não importa a cor do gato” Eduardo.

“Não importa a cor do gato se é branco ou preto” KauãDSCF9396

Eu vejo flores em você…

O Cravo brigou com a Rosa…Alunos do primeiro ano resolveram mudar o final da cantiga de roda.

O Cravo ficou bom, a Rosa foi visitar, o Cravo pediu desculpa e a Rosa pôs-se  a cantar.

foto (14)

O cravo brigou com a rosa…

DSCN0865O cravo brigou com a rosa

O cravo saiu ferido…

DSCN0882

O cravo teve um desmaio…

DSCN0887O cravo teve um desmaio

A turma resolveu mudar o final da história.

O cravo pediu desculpas…DSCN0902O cravo pediu desculpas

Monstros

Quando nasce um monstro…
Existe duas possibilidades…
Como será que se chamam?

Monstros confeccionados pelos alunos e seus familiares.

Monstros confeccionados pelos alunos e seus familiares.

Quando nasce um monstro…
Existe duas possibilidades…
Quantos monstros nasceram na sala do 1º ano?

DSCF8374

Monstros…
Todos diferentes, muito fofos…DSCF8376

A Enchente

Observar, identificar e registrar o dia a dia do bairro este é um dos objetivos do projeto Registrando o Mundo- Eco Ação. Estas atividades são realizadas com alunos do 1º ano e os alunos utilizam tecnologias móveis para fotografar, filmar e registrar o que pensam.

Atividades com alunos de 7 anos.

Atividades com alunos de 7 anos.

Para que serve os banhados? É um lugar de depositar lixo? Onde é o lugar do lixo?

Essas são algumas das questões discutidas pela turma do 1º ano. Todos têm histórias para contar sobre a enchente.

foto

Todos estão muito preocupados com a enchente

João observando o banhado.

João observando o banhado.

A água da enchente chegou até a casa do João

Está é a casa do João

Está é a casa do João

A mãe do João nos enviou fotos e comentários. ” Olha o animalzinho de estimação do joão teve que ficar num apartamento e ficar de guarda…..” Joice Raquel Winck

Cachorro do João

Cachorro do João

A água baixou voltando para o rio é hora de observar, registrar e discutir sobre o que se observa na área de banhado após a enchente.

DSCF6587

Os alunos observam que tem muito lixo na área que foi encoberta pela água.

Área que ficou inundada e que será revitalizada.

Área que ficou inundada e que será revitalizada.

Olha como ficou a área. Um trabalho feito com a ajuda de muitos parceiros. Pneus recolhidos de área de banhado se transformam em floreiras.

No lugar do lixo floreiras

No lugar do lixo floreiras

A turma do Eco Ação- Registrando o mundo ajuda a molhar as plantinhas e faz os registros de como ficou a área. Contamos também com ajuda dos vizinhos.

Alunos fazendo seus registros

Alunos fazendo seus registros

Animais de estimação

Turma saindo para pesquisa  em campo. Os registros serão feitos através de fotos pelos alunos utilizando smartphone, máquina fotográfica e tablet. O assunto da pesquisa é animais de estimação.

Turma saindo para pesquisa

Turma saindo para pesquisa

Lara trouxe a mamãe Mel e o filhote Bruninho para os colegas conhecerem seus bichinhos de estimação.

Lara e Érica passeando com  Mel e Bruninho

Lara e Érica passeando com Mel e Bruninho

Todos nós temos nossos amigos bichos. A Érica também tem seus animais de estimação.

Confira os animais de estimação da turma no link https://projetoecoweb.wordpress.com/registrando-o-mundo/

Confira o vídeo da Érica  link

 https://skydrive.live.com/redir?resid=308A29C511878A4D!257&authkey=!AIoLG3G939kbnpg

Érica com Chiquinha e Quico

Érica com Chiquinha e Quico

Nosso “tema de casa” professora Sheila Santos e projeto Eco Ação. Esta é a nossa cachorrinha … O nome dela é Pintiara (nome escolhido pelo Bruno) Ela é o Bruno se divertem muito …

Bruno e pintiara

Bruno e pintiara

Este é o Artur

Foto

Fizeram muitos registros

DSCF5393

A turma conversou com a comunidade. Encontraram  um amigo que tem um bichinho de estimação que tem um boné para fazer as caminhadas com seu dono no fim do dia.

992883_395189470600734_53044362_n

A turma encontro cãezinhos muito simpáticos que fizeram até pose para a foto.

Registro feito por um aluno

Registro feito por um aluno

A Luíza encontrou novamente o porquinho.

_Eu nunca tinha visto um porquinho (Luíza)

DSCF3069

Semana do Meio Ambiente

Aprendendo a cuidar do lugar onde moramos de forma divertida

IMG_20130607_084636

Turminha saiu para conferir e registrar o bairro na Semana do Meio Ambiente

IMG_20130607_084319

Espuma na água. Da onde vem essa espuma? É para limpar a água? Pergunta feita pelo Artur. A pergunta do Artur é muito interessante se usamos o sabonete que faz espuma para limpar a pele  será que na água tem o mesmo efeito? Aproveitamos para conversar como a espuma chegou no Arroio Schmidt, e que os animais que moram na água não gostam da água assim. Aprender pela prática, partindo da realidade.

Foto feita por um aluno do 1º ano

Foto feita por um aluno do 1º ano

Os alunos vão fazendo seus registros. E os pneus estão no lugar certo? O que podemos fazer com os pneus velhos? Muitas ideias apareceram confira no link como fazer pufes com pneus velhos.

https://skydrive.live.com/redir?resid=308A29C511878A4D!180&authkey=!ACgnF_za3nSXWXg

Rua João Goulart, registro feito por um aluno.

Rua João Goulart, registro feito por um aluno.

Os alunos encontraram uns lugares bem interessantes para registar.

Foto feita por um aluno, Rua Presidente João Goulart

Foto feita por um aluno, Rua Presidente João Goulart

Sempre há algo para perceber e registrar

Foto feita por um aluno usando um smartphone

Foto feita por um aluno usando um smartphone

Na maioria das vezes passamos pelos lugares e não nos damos conta de como é um lugar bonito. Nossos pequenos artistas conseguiram fazer registros maravilhosos. A prendemos sempre, tudo precisa ser cuidado para continuar a existir.

Foto feita por um aluno.

Foto feita por um aluno.

A turma confeccionou um mascote chamado Sonhador

Um dia durante a hora do brinquedo, os alunos da turma 11 desenharam e escreveram seus sonhos em pequenos pedaços de papel e colocaram em uma caixinha. Os sonhos das crianças, para quem não sabe,  são mágicos, e quando estão assim, juntos em grande quantidade, a mágica acontece.

Mascote Pensador

Mascote Pensador

Pois aconteceu, que a caixinha de sonhos foi parar no lixo! Os sonhos que eram todos sobre um mundo melhor, começaram a brilhar e atraíram caixas e outras coisas que estavam espalhadas pelo lixão. E assim, nasceu um boneco: o Sonhador. E ele leva em seu coração de papelão, sonhos de um mundo melhor.

Todos podem entregar seus sonhos para ele. Porque um sonho sozinho é só um sonho. Vários sonhos juntos têm força para se tornarem, um dia, reais.

Boneco Sonhador

Boneco Sonhador

Todo dia é dia de cuidar do lugar onde moramos. Nossos pequenos aprendem a usar as tecnologias e identificam o que está errado no Arroio Schmidt.

Alunos do 1º ano em atividade prática no Arroio Schmidt

Alunos do 1º ano em atividade prática no Arroio Schmidt

A turminha já sabe que na água só podemos colocar o que serve de comida para os peixes e que lixo é no lixo.

DSCF3015

No Projeto Eco Ação os alunos aprendem a usar as tecnologias para registrar os impactos ambientais. Sustentabilidade aprendizado além da sala de aula.

Alunos do 1º ano em atividade prática

Alunos do 1º ano em atividade prática

Mimo para a Mamãe

Os alunos do 1º ano reutilizaram retalhos de couro para confeccionar um marca páginas para as mães.

DSC02421

Borboletas

Os alunos do 1º ano estão acompanhado a metamorfose de larvas de insetos.

DSCF2344

Observar e discutir características da lagarta, as crianças já sabem que não pode encostar a mão nos pelinhos (cerdas) que podem “queimar” a pele.

DSCF2337

Lagarta em seu casulo

DSCF2376

A lagarta já construiu o casulo agora é observar, fotografar e esperar.

Larva 10/05/2013

Casulo 10/05/2013

Outra espécie de lagarta, novas hipóteses.

IMG_20130513_091058

Ovos, lagartas e casulos. Aprender com os diferentes seres vivos.

Observar, fotografar, formular hipóteses...

Observar, fotografar, formular hipóteses…

Mini Rio

A água do mini rio do Projeto Dourado estava muito verde. Isso acontece devido a presença de algas. O Artur logo lembrou que no mar também tem algas marinhas.

Troca doa fibra do filtro caseiro

Troca da fibra do filtro caseiro

Os peixes foram retirados e a água foi trocada. Água do mini rio sem algas. Os alunos alimentaram os peixes e as tartarugas e aproveitam para fotografar os animais bem de pertinho.

Alunos utilizam tablets e smartphone para registrar os animais.

Alunos utilizam tablets e smartphone para registrar os animais.

Água limpa e peixes se alimentando. A Érica comentou que a água estava “perfeita”

Foto do Artur com a máquina digital

Foto do Artur com a máquina digital

A tartaruga de orelha vermelha veio fazer pose para o grupo

DSCF1922

Os alunos discutiram sobre as características dos peixes e se divertiram fazendo seus registros. Na volta para a sala de aula os alunos relataram para os outros colegas como foi a “aventura” poder fotografar bem de pertinho, com a água limpinha e usar tablets, smartphone e máquina digital.

Foto feita pelos alunos

Foto feita pelos alunos

Qual é o bicho?

Alunos se divertem usando as lupas para identificar bichinhos.

DSCF2237

Observar, fotografar…

Foto feita por um aluno

Foto feita por um aluno

Formigueiro

Nossos detetives descobriram algo novo. O que será?IMG_0259[1]

Olha quantas aberturas neste formigueiro! Será que as formigas ainda moram aqui?

Na próxima aula voltaremos para observar o formigueiro. Na  atividade de hoje os alunos gostaram de fotografar as formiguinhas, o formigueiro, a árvore com bergamotas, os lixos que foi encontrando no chão e sabem que estava no lugar errado.

DSCF1738

As árvores 

Os alunos estão observando e fotografando a aroeira. Que bichinhos podemos encontrar na árvore? Qual a cor das flores? Qual a cor da semente?

Alunos do 1º ano fotografam a aroeira

Alunos do 1º ano fotografam a aroeira

A Érica fez uma bela foto dos colegas e da aroeira que está sendo observada.

Aroeira do pátio da escola

Aroeira do pátio da escola

Olha o que a turma encontrou para fotografar?

DSCF1724

Olha como está carregado o pé de bergamoteira.

A natureza é mesmo maravilhosa sempre há algo para se encantar, fotografar, discutir…

DSCF1725

Páscoas

A turma estava ansiosa esperando o coelho

Sala do 1º ano

Sala do 1º ano

Alguns abraçaram o coelho para agradecer pelo ninho.

IMG_0343[1]

Alguns estavam com medo

IMG_0345[1]

Todo mundo muito contente com seu ninho. Onde está o ninho que o João ganhou?

Alunos com os ninhos de Páscoa.

Alunos com os ninhos de Páscoa.

A turma sabe que a Páscoa não é apenas o coelho.

“Na sexta feira é dia que Jesus morreu. Ele morreu e sobreviveu. Não é um dia de fazer bagunça é um dia de ficar bem quetinho. É um dia santo” Luíza

Alunos conversam sobre a Páscoa.

Alunos conversam sobre a Páscoa.

Novas descobertas

Observar, fotografar, perguntar, formular hipóteses…

O grupo descobriu um caracol escalando o muro da escola.

Será que ele está procurando comida? Está fugindo dos bichos? Será que vai conseguir chegar do outro lado do muro?

Alunos fotografam caracol no muro da escola. 14/03/2013

Alunos fotografam caracol no muro da escola. 14/03/2013

Quem está no muro hoje? Será que tem caracol novamente no muro?

Alunos da turma do 1º ano observa animais no muro da escola. 21/03/02013

Alunos da turma do 1º ano observa animais no muro da escola. 21/03/02013

A turminha encontrou um tatuzinho-de-jardim  escalando o muro. Ficaram encantados com a quantidade de patinhas do bichinho, fotografaram e tentaram contar quantas patinhas, mas o bichinho não parava.

Foto de um tatuzinho-de-jardim no muro da escola

Foto de um tatuzinho-de-jardim no muro da escola

Meu primeiro dia na EMEF 25 de Julho

“Nossas mães nos trouxeram no primeiro dia de aula,  para conhecer a escola e a professora” Artur

DSC01056

Esta sou eu Emili,  minha irmã gêmea Alana e minha mãe Francielei.

Este é meu primeiro dia na escola.

DSC01057

Eu sou a Luiza e este é meu pai José. Eu achei muito legal a escola.DSC01062

Eu sou o Artur, e esta  é minha mãe Juliana e minha irmazinha Leticia. Eu estou achando legal a escola, a professora ensina ler e escrever.DSC01059

Separando o lixo

Alunos na sala do Projeto Dourado aprende a separar o lixo seco do lixo orgânico.

DSC01106

Alunos separam o lixo seco do orgânico em dois potinhos transparentes para observar por uma semana o que vai acontecer com cada tipo de lixo.

Alunos fazem seus registros com uma amostra de lixo seco e outro orgânico

Alunos fazem seus registros com uma amostra de lixo seco e outro orgânico. 21/02/2013

Alunos observam os potinho com lixo seco e orgânico. Os alunos observam que a cor do lixo orgânico já começou a mudar, já tem cheiro e algumas  larvinhas.

Potinhos de lixo armazenado na semana passada.

Potinhos de lixo armazenado na semana passada. 21/02/2013

Alunos vão formulando suas hipóteses. Como as larvinhas foram parar dentro do pote do lixo orgânico? Por que o lixo orgânico tem cheiro? Por que o lixo seco não tem cheiro?

A galerinha confere cada potinho de lixo.

A galerinha confere cada potinho de lixo.

Como o lixo orgânico estava começando a decompor resolvemos enterrar os dois tipos de lixo para que os alunos observem o que vai acontecer com com cada lixo em contato com a terra.

Em uma gaveta velha recolhida do lixo a turma enterra o lixo seco e orgânico.

Em uma gaveta velha recolhida do lixo a turma enterra o lixo seco e orgânico.

Alunos utilizam os smartphone para fazer seus registros

Alunos enterram o lixo seco e orgânico dos potinho.

Alunos enterram o lixo seco e orgânico dos potinhos. Dia 27/02/2013

O lixo seco e o orgânico ficou uma semana enterrado e a turminha vai conferir o que aconteceu com os lixos.

“o lixo orgânico esta ficando preto e o lixo seco continua do mesmo jeito”

Registro feito pelos alunos no dia 8/3/2013

Registro feito pelos alunos no dia 8/3/2013

A turma observo que o lixo orgânico esta bem escuro, apodrecendo.

A chuva tirou a terra que estava cobrindo o pacote de salgadinho e o vento levou embora o pacote de salgadinho, o plástico da escova de dente continua do mesmo jeito não vai apodrecer porque é um lixo seco, que deve ir para a reciclagem

Alunos observam a decomposição do lixo. 21/03/2013

Alunos observam a decomposição do lixo. 21/03/2013

Onde o mosquito da dengue se reproduz?

A turma já sabe onde tem água limpa e parada os mosquitos da dengue podem se reproduzir. Os alunos observam que algumas plantas podem acumular água nas folhas.DSC01230

A turma vai monitorar o pátio da escola para ver se tem algum local onde possa ficar água parada.

Turma do 1º ano da EMEF 25 de Julho faz seus registro utilizando as tecnologias do Eco Web.

Turma do 1º ano da EMEF 25 de Julho faz seus registro utilizando as tecnologias do Eco Web.

“Gostei muito da aula de hoje, eu tirei fotos dos peixes, das tartarugas, das árvores, das plantas que guardam água e das crianças” Artur 1º ano, EMEF 25 de Julho

Artur fotografando as crianças.

Artur fotografando as crianças.

A turma foi dividida em pequenos grupos para fazer as atividades práticas, ao retornarem para a sala o grupo faz o relato para o restante da turma.

O grupo faz o registro de três diferente plantas que podem acumular água nas folhas.

Grupo fotografa plantas que podem acumular água nas folhas.

Grupo fotografa plantas que podem acumular água nas folhas.

O grupo vai para a rua observar se encontra água parada onde o mosquito da dengue possa se reproduzir.

O grupo encontrou um copinho plástico e uma tampinha de garrafa com água parada.

O grupo encontrou um copinho plástico e uma tampinha de garrafa com água parada.

A turma registra e observa a Érica virar o pote de flor para colocar fora a água que ficou acumulada nas folhas da planta. Dia 21/2/2013

DSC01442

A turminha vai para a rua para observar outros pontos, encontram um copinho plástico com água parada.

DSC01452

Com tecnologias móveis do projeto Eco Web a turma 11 aprende a cuidar do meio ambiente de forma divertida.

6 pensamentos sobre “Registrando o Mundo

  1. Pingback: TICs no dia a dia | Projeto Eco Web

  2. A turma 11 está adorando fazer todos esses registros. Isso sim é usar a tecnologia de forma significativa para o mundo!

  3. odorei esta pagina pude ver meu pequeno joao victor participando das atividades fiquei muito orgulhosa.

  4. Estou muito orgulhosa de ver o Bruno participando das atividades , muito legal estes registros , assim podemos acompanhar um pouco do dia a dia deles . As “mamãe” sempre se enchem de orgulho qd veem as fotinhos dos “filhotes”. Esperamos anciosos por novas fotos do Bruno participando das atividades/passeios da turma .

    • Que bom Ramona que você está acompanhando as atividades. Todas as semanas realizamos uma atividade com a turma do Bruno e postamos no Blog. Eles têm a oportunidade de fazerem seus próprios registros. Obrigada

  5. Parabens , pelo projeto que continue assim sempre aumentando o aprendizado dos nosso filhos , o nosso futuro…. Parabens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s