EcoWeb+EcoAction

Rede Municipal de Ensino – Campo Bom RS

EcoAction

Segundo Jean Piaget, a principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.

A partir desta constatação é que trabalhamos com diferentes tecnologias. A ideia é que os alunos – nativos digitais – se sintam motivados e interessados em participar cada vez mais dos processos de aprendizagem.

Na era da informação, diante da velocidade com que o conhecimento é produzido e envelhece, não adianta acumular informações. É preciso saber pensar. Pensar a realidade e não pensar pensamentos já pensados. Inovar na educação ambiental é uma questão de sobrevivência. Esse é o nosso grande desafio ao associar a tecnologias de informação e comunicação a sustentabilidade, buscando novos olhares que coloquem em questão e reflitam sobre as ações diárias para que possamos viver de forma justa, ética e solidária, fazendo com que nossos alunos passem a valorizar as coisas simples como as amizades, a beleza dos ecossistemas, se encantando com o colorido das flores, valorizando as diferentes espécies e entendendo que para ser feliz não precisamos consumir o mundo, podemos viver de forma sustentável.

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) permitem que os alunos divulguem suas fotos, vídeos, relatórios e ações, compartilhem com a comunidade a questão da fauna, flora, qualidade e quantidade de água no rio, arroio, a função dos banhados, que são importantíssimos para a manutenção dos ecossistemas vizinhos. Os alunos são desafiados a ir além de respostas simples, a sair dos muros da escola, a desenvolver habilidades de pensar criticamente e a resolver problemas do dia a dia das situações da vida real.

Objetivo Geral

  • Utilizar as tecnologias de informação e comunicação associada à Educação Ambiental para buscar novos olhares que levem a refletir sobre ações diárias para que possamos viver de forma sustentável, ética, justa e solidária.

Objetivos específicos

  • Aprender a utilizar diferentes tecnologias para registrar, pesquisar, fazer relatos de vivências, divulgando ações ambientais.
  • Sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação ambiental para a sobrevivência das diferentes espécies de seres vivos.
  • Aprender a utilizar as redes sociais para divulgar ações sustentáveis que levem as pessoas a refletirem sobre seus hábitos de consumo e descarte de lixo.
Registrando o Mundo- Alunos de 6 anos

Registrando o Mundo- Alunos de 6 anos

O Projeto “Eco Ação” é dividido em diferentes linhas de trabalho – Amigo Bicho, Registrando o Mundo, Fauna, Flora, Banhados, Flores Comestíveis e Dia a Dia  –, em que utilizamos diferentes tecnologias para sensibilizar as pessoas da importância de agir de forma sustentável para a preservação ambiental dos diferentes ecossistemas. Os alunos já não podem aprender apenas dentro de uma sala de aula, ou fechados em uma biblioteca ou em um laboratório de informática com programas de busca na internet. Eles precisam ser levados a ter contato com as diferentes paisagens, conhecer a biodiversidade dos diferentes ecossistemas, aprender sobre a história desses locais, saber como preservá-los ou como estão sendo depredados, além de apropriar-se deste conhecimento, fazer seus próprios registros, formular hipóteses, tirar suas próprias conclusões, sentir-se parte da natureza e descobrir razões para conservá-lo.

As tecnologias móveis facilitam todas estas ações, desenvolvendo e aplicando com imaginação a visão de vida sustentável em nível local, regional e global. Por isso, utilizamos muito as tecnologias móveis como iPad, filmadoras, GPS, máquinas fotográficas, binóculos e Smartphones nas atividades de campo em diferentes ecossistemas. Estas tecnologias facilitam o aprendizado dos alunos que apresentam níveis de aprendizagens diferentes, ocorrendo de forma colaborativa, onde uns ajudam aos outros e todos se sentem valorizados; todos os alunos têm oportunidades iguais de conhecer e aprender nos diferentes ecossistemas, conseguindo formar conexões para resolver problemas reais do seu dia a dia.

Utilizando diferentes tecnologias associadas à sustentabilidade, todos os alunos aprendem (claro, dentro do seu ritmo) e ensinam aos colegas, pois estes alunos que muitas vezes não conseguem ler e escrever em uma sala de aula ou não conseguem acompanhar a turma aprendem com maior facilidade a partir de vivências em campo, com auxílio de tecnologias e podem dar sua contribuição oral na hora de fazer um relatório, um vídeo ou reutilizar diferentes materiais.

O trabalho Amigo Bicho https://projetoecoweb.wordpress.com/amigobicho/ é desenvolvido com uma turma de alunos de 4 e 5 anos, que usam diferentes tecnologias para fotografar e fazer relatos de suas vivências sobre os diferentes animais que estão estudando.

Amigo Bicho- Alunos de 4 e 5 anos

Amigo Bicho- Alunos de 4 e 5 anos

As atividades de Registrando o Mundo https://projetoecoweb.wordpress.com/registrando-o-mundo/ são desenvolvidas com uma turma de 6 anos, cujos alunos fazem registros de fatos que observam e que lhes chama a atenção na escola e no bairro, como por exemplo, as questões ambientais do local e que preocupam a turma, como a água poluída do arroio, a falta de mata ciliar, o lixo, a enchente que invade a casa de alguns colegas. Estes assuntos são discutidos, registrados e os alunos identificam os problemas, apontando soluções de como resolvê-los. Este material é postado no Facebook e no Blog onde as famílias podem acompanhar as atividades dos filhos e deixar seus comentários.

Registrando o Mundo

Registrando o Mundo

As práticas de Fauna https://projetoecoweb.wordpress.com/fauna/, Flora https://projetoecoweb.wordpress.com/flora/, Banhados  https://projetoecoweb.wordpress.com/banhados/ e Flores Comestíveis https://projetoecoweb.wordpress.com/flores-comestiveis/ são desenvolvidas com alunos no turno oposto às aulas, com diferentes níveis de aprendizagem, muitos com Necessidades Educativas Especiais (Síndrome de Down, deficiência múltipla, epilepsia, deficiência intelectual, imaturidade neurológica e autismo) e outros com Altas Habilidades, que auxiliam na realização das atividades. O uso das tecnologias na vida destes alunos é muito importante, pois todos têm oportunidade de participarem e usarem as tecnologias. Ações simples que podem transformar a nossa vida e a de muitos outros.

“A vida que a gente quer depende do que a gente faz” no link  https://projetoecoweb.wordpress.com/dia-a-dia/page/2/ é possível encontrar ações que são  no projeto Eco Web e  projeto Eco Action

Para saber mais acesse o link https://projetoecoweb.wordpress.com

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s