EcoWeb+EcoAction

Rede Municipal de Ensino – Campo Bom RS


Deixe um comentário

Nosso projeto na Globo

A equipe RBS, maior afiliada da Rede Globo, realizou na semana passada a cobertura da nossa iniciativa de Educação Ambiental, o Projeto Eco Web – Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho – Campo Bom RS. Hoje, o programa Bom Dia Rio Grande publicou a matéria. Confira:

Clique aqui e confira a reportagem completa on-line.

Reportagem do Programa Bom Dia Rio Grande sobre o projeto de educação ambiental Eco Web – Rede Municipal de Ensino de Campo Bom – RS
Anúncios


Deixe um comentário

Trilha fotográfica

Hoje nós do projeto Eco Web com a professora Margarida Telles, fomos ver a situação dos banhados e do arroio Schmidt. Lá nós encontramos muitos girinos, lambaris, também muitos gafanhotos. Nos 3 lugares que fomos, nós encontramos muito lixo e também pessoas pescando. Os banhados são muito importante para nossa sobrevivência e não depósitos de lixo, como pensam algumas pessoas que não dão a mínima importância e jogam lixo onde bem entender. Quando voltamos para a escola, nós conversamos sobre a importância dos banhados e como as pessoas não dão valor para eles porque os banhados não são depósitos de lixo, eles são muito importantes na nossa vida. Pedro Gabriel Lopes Pohlmann

IMG_4488

Atividades com os alunos da escola Princesa Isabel em áreas úmidas.


Deixe um comentário

Tratamento de Esgoto

Segundo dados do IBGE, o Rio dos Sinos é o rio mais poluído do Rio Grande do Sul e o 4º rio mais poluído do Brasil. Sabe-se que uma das principais causas da poluição das águas  do Rio dos Sinos é a falta de tratamento de esgoto, pois  apenas 5% do esgoto despejado no rio  é tratado. Investir em saneamento básico é investir em saúde.

IMG_3706

Máquinas colocando os canos para coleta e tratamento de esgoto

Podemos tratar a água do esgoto com plantas em pequenas propriedades rurais e urbanas. Para realizar esse processo, não é necessário o uso de produtos químicos. Podem ser utilizadas plantas da região que tenham capacidade para absorver a matéria orgânica dos esgotos, como taioba, alface d’água, aguapé, copo-de-leite, papiro, etc. Este é baseado no principio de funcionamento das áreas úmidas.

IMG_2470

As áreas úmidas filtram a água dos rios.

 


Deixe um comentário

Conhecer para preservar

Segundo Rafael  Moura, nos últimos trinta anos perderam-se cerca de oito mil hectares de áreas úmidas na Bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. A degradação das áreas úmidas põe em risco a saúde da população, perde-se a grande biodiversidade existente nestas áreas, a capacidades da manutenção dos ecossistemas vizinhos também ficam ameaçados e reduz o amortecimento das inundações quando chove muito, por isso se faz necessário sensibilizar a comunidade da importância da preservação desse ecossistema que presta importantes serviços ambientais.

IMG_3761

Alunos do Centro ambiental -CEMEA

 


Deixe um comentário

ESI Expo-Sciences International 2017

Apresentando o trabalho na ESI Expo-Sciences International 2017, Fortaleza. Tratamento de esgoto por zonas de raízes, ecotecnologia de baixo custo e fácil de ser replicada.

IMG_3393

Apresentação do trabalho Jardins Filtradores em fortaleza

Na busca pela melhoria da qualidade das águas, este trabalho buscou difundir que é possível utilizar plantas para tratar esgotos, quais as mais indicadas, se é preciso adicionar algum produto químico e quanto tempo é necessário para reduzir a carga poluidora nos esgotos domésticos em pequenas propriedades rurais e urbanas. Construímos um jardim filtrador, analisamos dados de outros jardins filtrantes que estão em funcionamento na bacia Sinos, mapeamos áreas de vertentes ou pequenos cursos hídricos (nos bairros onde os alunos moram)  que estão sendo contaminados por efluente, cujos impactos possam ser minimizados pelo tratamento de esgoto por zonas de raízes, baseado no princípio de funcionamento dos banhados. Concluímos que esse sistema apresenta vantagens e desvantagens, é uma tecnologia educacional sustentável, fácil de ser implantada e que pode trazer benefícios sociais, econômicos e ambientais.

IMG_3325

ESi 2017- Fortaleza

As águas residuais não tratadas são uma ameaça à saúde humana, aos recursos hídricos e ao meio ambiente.

Segundo dados do IBGE, o Rio dos Sinos é o rio mais poluído do Rio Grande do Sul e o 4º rio mais poluído do Brasil. Sabe-se que uma das principais causas da poluição das águas  do Rio dos Sinos é a falta de tratamento de esgoto, pois  apenas 5% do esgoto despejado no rio  é tratado. Investir em saneamento básico é investir em saúde, por isso procuramos buscar uma alternativa de fácil acesso e economicamente viável.

IMG_3314

Apresentação do trabalho em Fortaleza


Deixe um comentário

Monitoramento de nascentes

Continuamos fazendo o monitoramento de nascentes próximos a nossa escola que estão com a água imprópria para consumo devido ao esgoto doméstico.

IMG_2479

Monitoramento de área no Bairro Mônaco

Ouvindo o projeto Jardins Filtradores descobri que o esgoto pode ser tratado com plantas, tanto plantas aquática quanto terrestres. Para fazer o tratamento é preciso 1m² por pessoa, assim utilizando uma área muito grande quando se trata de uma cidade. Mas em compensação o custo  muito menor. Esse assunto é muito interessante, pois é um problema do nosso bairro é essa é uma solução. Júlia Dapper,  7º ano.


Deixe um comentário

Reduzir, repensar e reutilizar

Um dos grandes problemas da atualidade são os resíduos. A reciclagem trata o lixo como matéria-prima a ser aproveitada para fazer novos produtos e traz vários benefícios para a população.  Será que precisamos comprar tantas coisas? Consumir apenas o suficiente possibilitará que haja recursos naturais para todos e para sempre. Precisamos repensar nossas ações diárias, muitas coisas podem ser reutilizas.

DSCF1885

Alunos vão reutilizar as bombonas de água.

A coleta seletiva para reciclagem é uma ação muito importante para preservar o ambiente, mas para que tenha resultados é preciso que todos colaborem. Precisamos separar os nossos resíduos para que possam ser reciclados.

Imagem3

As bombonas de água vão ser reutilizadas como lixeiras.

Muitos dos matérias que descartamos no nosso dia a dia pode ser reutilizados, por exemplo, as garrafas que recolhemos de uma lixeira foram usadas na decoração da festa da família, as flores são de gramíneas que os alunos coletaram em uma saída de campo. Precisamos aprender a valorizar materiais que a natureza nos oferece.

Imagem1

Garrafas que seriam descartadas podem ser reutilizadas como vasos de flores

Descartar os nossos resíduos de forma correta é nossa responsabilidade. É preciso que todos colaborem, precisamos repensar nossas ações, reduzir a quantidade de lixo que produzimos e reutilizar sempre que possível.

Imagem2

Essa janela seria descartada, utilizamos filtro de café para transformar em um quadro para por fotos.

 


Deixe um comentário

Semana de Meio Ambiente

Uma das funções das áreas úmidas ou áreas de banhado é armazenar água na época das chuvas. A destruição dessas áreas reduz a capacidade que esse ecossistema tem de minimizar os impactos causados pelas inundações.  Essas áreas não podem servir para armazenar lixo. Precisamos repensar nossas ações, mudar estratégias, mudar o comportamento

DSCF1850

Alunos observando e fotografando lixo em áreas de banhados

Hoje nós fomos no arroio Schmidt e no rio dos Sinos, bom eu estava com a intenção de ver se a água havia aumentado não não ver a água com lixo, mas ela aumentou e o nível do rio é 6,94 m. Gabriele, 3ª série.

DSCF1858

Alunos em atividade prática

Hoje nós fomo no rio do Sinos ver se estava cheio e nós confirmamos, vimos muito lixo e estava chegando um senhor de barco com uma bicicleta dentro, nós perguntamos para ele se tinha muito lixo na água.
O rio estava muito, muito cheio está com nível de 6 metros e 94 cm, nós vimos TV, isopor, sacolas plásticas, etc . Nicole Borba

DSCF1867

Alunos no Rio dos Sinos, 29/05/2017