EcoWeb+EcoAction

Rede Municipal de Ensino – Campo Bom RS

Amigo Bicho

Segundo Mia Couto, a infância não é um tempo, não é uma idade, é uma coleção de memórias. A infância é quando ainda não é demasiado tarde é quando estamos disponíveis para surpreender-nos para nos deixar encantar.

Diante desta assertiva montamos o projeto Amigo Bicho, que visa aproximar as crianças da natureza e fazê-las sentirem-se como indivíduos que atuam e modificam esse meio, portanto responsáveis por preservá-la, onde elas tenham oportunidade de experimentar o mundo sendo pequenos cientistas, aguçando a curiosidade, formulando hipóteses, fazendo suas próprias descobertas, tirando suas conclusões e, sentindo-se motivados em participar cada vez mais do processo de aprendizagem.

O projeto Amigo Bicho é uma atividade desenvolvida com a turma do M3 e Jardim (professora Ana Campos) em parceria Com Eco Web (professora Margarida). As atividades ocorrem semanalmente e os alunos utilizam tecnologias para registrar os animais que estão estudando.

Objetivos:

Observar e alimentar peixes, tartarugas,  e larvas de borboletas.

Observar e conhecer o ciclo de vida das borboletas.

Reconhecer a importância dos diferentes seres vivos para o meio ambiente.

Caracterizar tartarugas, peixes, larvas e borboletas.

Conhecer e compreender a importância da preservação do habitat das borboletas, tartarugas e peixes.

Desenvolver a oralidade.

Utilizar tecnologias móveis para registrar as fases da metamorfose.

Utilizar as TIC para compartilhar as atividades realizadas pelos alunos.

Qual é o bicho?

Os alunos do M3 e Jardim foram observar na lupa um animalzinho. Muitas hipóteses foram formuladas pelos alunos.

DSCF1857

Formular hipóteses, observar, discutir e concluir. a Turminha concluiu que era uma formiga e que o olho e a cabeça “parecia enorme porque a lupa aumenta”. Turminha assistiu parte do documentário “O mundo secreto das formigas”

DSCF1858

Que animais vivem no minirrio?

Turma do Maternal e Jardim observam e alimentam os animais que vivem no minirrio da EMEF 25 de Julho.

DSCF0190

Os alunos se divertem olhando como o cardume de lambaris se organiza “parece que formam uma rodinha” comentam os alunos, e as carpas douradas ficam nadando todas desorganizadas atrapalhando os lambaris, os cascudos ficam amontoados tentando encontrar um lugarzinho mais escuro, a água esta muito clara e as tartarugas encontram um lugarzinho para tomar sol, um aluno pergunta professora o que ela esta fazendo lá?

Lambaris, capas douradas, cascudos, tartarugas...

Lambaris, capas douradas, cascudos, tartarugas…

Após a discussão sobre as diferentes espécies de animais que vivem no espelho d’água os alunos recebem tablets e Smartphone para registrarem a atividade.

Alunos do Maternal e Jardim

Alunos do Maternal e Jardim

Observar, discutir, registrar com a ajuda dos amigos tudo fica mais divertido para construir o conhecimento.

Discutir e ajudar a achar o o melhor ângulo para registrar os animais.

Discutir e ajudar a achar o o melhor ângulo para registrar os animais.

Turma de 2014

Alunos do Maternal e Jardim

Alunos do Maternal e Jardim

Turma de 2013

IMG_1041[1]

Metamorfose das borboletas – Stop Motiom

Os alunos do Jardim e M3 estão organizando um Stop Motiom sobre a metamorfose das borboletas.

Os alunos estão fotografando para fazer o Stop Motiom

Os alunos estão fotografando para fazer o Stop Motiom

Os alunos utilizaram massinha de modelar para montar as diferentes fases da vida das borboletas. Também tiveram a parceria dos monitores do Eco Ação. Veja o vídeo no Link http://www.youtube.com/watch?v=VH8D4T-tGbE&feature=youtu.be

Foto para Stop Motiom

Foto para Stop Motiom

Os alunos do M3 e jardim estão observando e fotografando as fases da vida das borboletas há bastante tempo, o resultado da pesquisa da turminha pode ser conferido na Feira de Ciências e Mostra de trabalhos.

Exposição na feira de Ciência

Exposição na feira de Ciência

Gabriela mostra que a lagarta sai de dentro do ovo, para isso utiliza uma bola de isopor e lagarta em tecido.

Lagarta saindo do ovo

Lagarta saindo do ovo

Lagarta fazendo um casulo

Lagarta fazendo seu casulo no galho

Lagarta fazendo seu casulo no galho

“E a borboleta saiu do casulo. Este processo chama-se metamorfose” Gabrieli DSCF8441

O trabalho do M3 e Jardim foi um sucesso na Feira de Ciências

Aluna do Jardim apresentando o trabalho na Feira de Ciências

Alunos do Jardim e M3 apresentando o trabalho na Feira de Ciências

Olha que legal a lagarta que os alunos utilizaram na feira de Ciências passou por todo o processo de metamorfose e está pronta pra voar.

Rafael com a borboleta pronta para voar.

Rafael com a borboleta pronta para voar.

Livro- As borboletas

A turma do Jardim e Maternal montaram um “livro” com fotos feitas durante a observação  da metamorfose das borboletas. Confira no link

https://onedrive.live.com/redir?resid=308A29C511878A4D!858&authkey=!ABRjXGBBhcCdkAM&ithint=file%2c.docx

DSCF3651

 

As fotos utilizadas no livro foram feitas pelos alunos utilizando máquina digital, tablets e Smartphones.

Alunos fotografando a borboleta que completou a metamorfose.

 

Os alunos contavam a historia e a professora ia fazendo as anotações. Na página final é possível observar a assinatura de todos os autores

Assinatura dos autores do livro.

Assinatura dos autores do livro.

Dia dos Pais

Pai muito mais que um amigo Os alunos decoraram canecas para presentear o PAPAI DSCF6039

Olha como ficaram lindas as canecas

DSCF6042

Pose para a foto com as canecas…

DSCF6038

Metamorfose das BORBOLETAS

Lagarta diferente, acompanhado as mudanças que acontecem até ela se transformar em borboletas DSCF5202 Olhem só como esta a lagarta

Foto em 21/06

Foto em 21/06

Turma fazendo seus registros e encantados com a cor da lagarta

Turma fazendo seus registros e encantados com a cor da lagarta

Olhem como ela está agora DSCF5498 Hoje ela parece um besouro, diz Bianca

Foto em 28/06

Foto em 28/06

Ovos de borboletas em folhas de couve. DSCF2553 Lagartas que se alimentam de folhas de couve. DSCF2613 Ovos, larvas… Com o uso da lupa é possível observar detalhes. DSCF2611 Outra espécie de lagarta que se alimenta de folhas do pé de maravilha

Larvinha se alimentando

Lagartinha se alimentando

Esta espécie de lagarta se alimenta das folhas da planta chamada primavera. DSCF7820 Casulo de lagarta que se alimenta da folha do pé de maravilha DSCF2566 E a borboleta abandona o casulo. A turma acompanha. Gabrieli diz que ela está treinando o voo

Alunos observam a lagarta que acabou de sair do casulo;

Alunos observam a lagarta que acabou de sair do casulo.

A borboleta que se alimenta das folhas do pé de maravilha. A borboleta ficou aproximadamente duas horas esticando as asas. Agora a turminha já sabe ovos, lagartas, casulos e uma linda borboleta. 2013-05-23 16.55.25 A turma se prepara para apresentar o Amigo Bicho no Centro Municipal de Educação Ambiental na semana do meio ambiente. DSCF3106 A turma do M3 e Jardim observaram uma lagarta.  Uma aluna disse “Quando ela caminha parece uma minhoquinha”

Foto dia 26/04/2012

Foto dia 26/04/2012

Conversamos sobre a alimentação das lagartas, que algumas podem queimar a pele, que não pode colocar a mão. Os alunos observaram e foram dando as características (fala das crianças) da lagarta: -Ela tem uma marca branca; -Isso é chamado de mancha. Toda a lagarta tem que ter manchinhas. -Tem um monte de patinhas parece uma centopeia. -Ela parece uma mola. -E verde. -Umas patinhas são diferentes das outras. – A lagarta pode se chamar “pintadinha”, ela tem umas manchinhas brancas.

Alunos fazem seus registros usando smarphone.

Alunos fazem seus registros usando smarphone.

Os alunos conhecem uma outra espécie de  lagarta.

Observação em 13/05/2013

Observação em 13/05/2013

Tem diferentes cores

2013-05-13 09.55.50

Os alunos observam e fazem suas fotos.

Foto feita por um aluno

Foto feita por um aluno

E a lagarta vai se transformar em uma…

Alunos mostram com as mãos em que a lagarta vai se transformar.

Alunos mostram com as mãos em que a lagarta vai se transformar.

Como separar o Lixo?

Ganhamos lixeiras coloridas, novas e bem diferentes. O lixo quando descartado no lugar errado pode causar muito problemas .

Os alunos do professor Jasom grafitaram as latas

Os alunos do professor Jasom grafitaram as latas

E agora como saber o que vai no lixo seco? E no lixo orgânico?

Foto feita por um aluno

Foto feita por um aluno

A turma confeccionou um cartaz e colou perto da lixeira.

Foto tirada por um aluno. Eles utilizam os smartphone

Foto tirada por um aluno. Eles utilizam os smartphone

Olha como ficou fácil saber em qual lixeira colocar o lixo. Essa turminha é muito esperta. IMG_1301[1]Trabalho em equipe para escolher o melhor ângulo para a foto. IMG_1296[1] Cada um espera a sua vez para fotografar

Turma muito organizada

Turma muito organizada

AS TRÊS TARTARUGAS

A Tartaruga Julinha e outras duas tartarugas são os “amigos bichos” da aula de hoje.

Foto feita pelos alunos

Foto feita pelos alunos

Quantas tartarugas tem no pote?

Atividade do dia 19/04/2013

Atividade do dia 19/04/2013

Na atividade de hoje os alunos tiveram a oportunidade de conhecer duas tartarugas diferentes que também moram na escola, são tartarugas exóticas Tigre d’água americana ou Tartaruga de orelha vermelha.

Tartaruga exótica com marcas vermelha na cabeça

Tartaruga exótica com marcas vermelha na cabeça

Os alunos encontraram várias diferenças entre as três tartarugas, a cor, o tamanho do casco, do rabinho, das unhas…

DSC02188

A turminha também aprendeu a usar os Smartphone para fotografar as tartarugas.

Alunos utilizam smartphone para fazer seus registros

Alunos utilizam smartphone para fazer seus registros

Tartarugas

Temos na escola duas espécies de tartarugas uma nativa e outra exótica. As tartarugas são répteis, animais que rastejam ou parecem rastejar. A turma do M3 e Jardim conheceram uma tartaruga nativa Tigre d’àgua. Todos estavam ansiosos a espera da tartaruga, alguns ficaram com medo.

Tatrauga na sala do jardim

Tatrauga na sala do jardim

A tartaruga saiu do pote e aventurou-se a caminhar pela sala, foi a maior festa. DSCF1962 Quantas patinhas tem a tartaruga?

Alunos mostram com os dedinhos o número de patas da tartaruga

Alunos mostram com os dedinhos o número de patas da tartaruga

Os mais corajosos passaram a mão para sentir como é a carapaça e o plastrão(parte de baixo, mais achatada) da tartaruga.DSCF1965 Os alunos fizeram fotos da tartaruga.

alunos fotografando a tartaruga

alunos fotografando a tartaruga

Fotos feitas pelos alunos

foto tirada com smartphone pelos alunos

foto tirada com smartphone pelos alunos

Foto feita pelos alunos do M3 e Jardim

Foto feita pelos alunos do M3 e Jardim

A turminha resolveu escolher um nome para a tartaruga. E o nome escolhido foi Julinha sugestão do Lucas. DSCF1983

Anúncios

8 pensamentos sobre “Amigo Bicho

  1. que saudaaaaaaades, tão lindos 🙂

  2. Ficamos felizes com a participação do nosso filho Pedro no projeto Eco Web.
    Ele contou para nós como foi a aventura das tartarugas.
    Abraço, dos pais Clovis e Ivanir!

  3. Nós da turma M3 e JA gostamos muito do projeto ECO WEB e da tartaruga Julinha, porque ela é muito bonitinha e ficou nossa amiga. Queremos conhecer outros animais.

  4. Parabéns á todos da equipe eco web, ficamos mto felizes em ter nossa filha Luiza participando desta etapa tão importante… Obrigado

  5. Está muito divertido!
    Além de conhecer os animais e seus hábitos, também estão desenvolvendo uma consciência ecologicamente correta, de reciclar o lixo.
    Temos um pequeno multiplicador dessas idéias em casa, o Pedro nos passa os seus entendimentos sobre os assuntos estudados na escola.
    Parabéns turminha!

    • É isso ai Pedro, continue compartilhando seus conhecimentos com sua família. Clovis e Ivanir é muito bom saber que vocês acompanham as atividades e compartilham conosco os aprendizados do Pedro. Obrigada

  6. O Pedro nos avisou que é muito importante lavar bem as folhas de couve antes de comer, pois podem ter os ovinhos e até as lagartas.
    Ele come as folhas de couve na mistura da massa de panqueca.
    Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s