EcoWeb+EcoAction

Rede Municipal de Ensino – Campo Bom RS

Jardins Filtradores

1 comentário

Na busca pela melhoria da qualidade das águas, este trabalho buscou difundir que é possível utilizar plantas para tratar esgotos, quais as mais indicadas, se é preciso adicionar algum produto químico e quanto tempo é necessário para reduzir a carga poluidora nos esgotos domésticos em pequenas propriedades rurais e urbanas. Construímos um jardim filtrador, analisamos dados de outros jardins filtrantes que estão em funcionamento na bacia Sinos, mapeamos áreas (nos bairros onde os alunos moram) de vertentes ou pequenos cursos hídricos que estão sendo contaminados por efluente e cujos impactos possam ser minimizados pelo tratamento de esgoto por zonas de raízes, baseado no princípio de funcionamento dos banhados. Concluímos que esse sistema apresenta vantagens e desvantagens, é uma tecnologia educacional sustentável, fácil de ser implantada e que pode trazer benefícios sociais, econômicos e ambientais.

monitoramento-jardim

Jardim Filtrador construído no Centro Ambiental de Campo Bom

Segundo dados do IBGE o Rio dos Sinos é o rio mais poluído do Rio Grande do Sul e o 4º rio mais poluído Brasil. Rio que abastece um milhão e duzentos mil habitantes, tem um nível de oxigenação em alguns pontos que se aproxima de zero. Sabe-se que uma das principais causas da poluição das águas  do Rio dos sinos é a falta de tratamento de esgoto, pois  apenas 5% do esgoto despejado no rio  é tratado.

dscf1378

Rio dos Sinos Campo Bom

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Jardins Filtradores

  1. ADOREI PARTICIPAR DA MOSTRATEC JUNIOR SOU AMANDA GANHAMOS MUITA COISA NEM A METADE QUE EU TINHA IMAGINADO . AGRADEÇO MINHAS COMPANHEIRAS MARIA E PAOLA QUE PARTICIPARAM JUNTO COMIGO E TAMBEM A PROF MARGARIDA.E MINHA AMIGA VITÓRIA POR ME INCENTIVAR QUANDO ESTAVA CANSADA E POR MUITAS OUTRA COISAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s