EcoWeb+EcoAction

Rede Municipal de Ensino – Campo Bom RS

Tratamento de esgoto por zonas de raízes

2 Comentários

A falta de tratamento de esgoto é um dos maiores problemas ambientais da população brasileira, principalmente nas comunidades rurais de baixa renda. Nesse sentido, a busca por tecnologias alternativas e de baixo custo para o tratamento desses efluentes torna-se imprescindível. Uma tecnologia alternativa aos métodos convencionais e que tem se mostrado bastante eficaz é o tratamento de esgoto por zona de raízes.

DSCF9846

Alunos observam local onde será construído o sistema de tratamento de esgoto.

Os  jardins filtradores prestam serviços ambientais.

DSCF9850

Iniciando a construção do sistema de tratamento de esgoto

Os chamados Jardins Filtradores é um solução sustentável para tratar esgotos. A taioba é uma planta indicada para ajudar no processo de tratamento de esgoto. Com ideias criativas é possível tratar os resíduos de residências, de comunidades e de indústrias, utilizando-se técnicas e plantas específicas que são poderosas aliadas para a despoluição das águas.

IMG_8615

Taioba, uma planta que ajuda no processo de tratamento de esgoto

Uma forma simples e educativa e didática de aprender a tratar esgoto. Plantas com folhas largas como copo-de-leite, taiobas, bananeiras são apropriadas, pois têm grande capacidade de evapotranspiração.

IMG_8617

Alunos plantando copo-de-leite

O lançamento de efluentes não tratados, domésticos ou industriais em rios, lagos e córregos provocam um sério desequilíbrio no ecossistema aquático. O esgoto doméstico, por exemplo, consome oxigênio em seu processo de decomposição, causando a mortalidade de peixes. Os nutrientes (fósforo e nitrogênio) presentes nesses despejos, quando em altas concentrações, ainda causam a proliferação excessiva de algas, o que também desequilibra o ecossistema local.

IMG_8620

Trabalhando de forma colaborativa para construir um sistema de tratamento de esgoto. plantas que e

Essa é uma tecnologia natural para tratamento de esgotos que utiliza a vegetação para auxiliar na degradação dos poluentes.  Construindo os jardins filtradores fica fácil  entender como as plantas, e suas raízes, participam do processo de tratamento de esgotos, como elas influenciam os microrganismos que estão presentes.

IMG_8629

Oficina para construir um Jardim filtrador   

 

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “Tratamento de esgoto por zonas de raízes

  1. É seguro consumir a Taioba que cresce nesta região de esgoto?

    • Olá Jeferson,
      As folhas das plantas que crescem onde tem esgoto não devem ser utilizadas na alimentação. Mas no caso as bananas produzidas nas bananeiras que crescem onde tem esgoto podem ser utilizadas na alimentação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s