EcoWeb+EcoAction

Rede Municipal de Ensino – Campo Bom RS

Erosão de encostas

Deixe um comentário

A erosão acontece quando as árvores que ali nasceram são retiradas ficando o solo desprotegido, pois a raiz segura o solo … Pedro e Jonas

DSCF9527

Área urbana em Campo Bom

Os deslizamentos das encostas são mais comuns em locais onde foi retirada a cobertura vegetal original. Deslizamento é um fenômeno comum em áreas de relevo acidentado, principalmente nas encostas dos morros. Esse processo pode ocorrer em locais onde não há ocupação humana, no entanto, são mais comuns em terrenos onde houve a retirada das árvores e o corte do barranco para a retirada de aterro.

DSCF9524

Deslizamento de encostas

Hoje nós fomos na Av. Brasil observar uma colina do lado do posto do boliche, chamado Shell, fomos ver a colina que estavam desmoronando e as raízes das árvores estavam caindo com o morro que era barro, e não teria desmoronado se tivesse mais árvores por que teria mais raízes e iria ficar mais forte e segurar a terra. Tinha uma árvore que parecia  um pinheiro, mas o nome era Pinus, ele mata as outras plantinha por que ela solta um líquido”. Gustavo Fraga, 10 anos.

12248204_871268546326155_8213341052829775130_o

Gustavo mostrando os impactos observados pelo grupo de alunos

Uma das maneiras de proteger as encostas é não retirar a vegetação nativa, não fazer cortes nos terrenos de encostas para evitar o agravamento da declividade… Os alunos do Projeto Dourado irão pesquisar quais espécies são mais indicadas para plantio nas encostas dos morros e como esses impactos podem ser minimizados.

DSCF9467

Alunos em atividade prática de campo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s