EcoWeb+EcoAction

Rede Municipal de Ensino – Campo Bom RS

Edukatu no 25 de Julho

Deixe um comentário

Edukatu realiza oficina de premiação do desafio “De Onde Vêm as Coisas?”

Material que recebemos do Edukatu

Material que recebemos do Edukatu

Vídeo da atividade https://www.youtube.com/watch?v=smtY1xb7hSk

No dia 9 de setembro de 2014, a E.M.E.F. Vinte e Cinco de Julho, situada em Campo Bom (RS) foi contemplada com uma oficina, produção de uma videorreportagem sobre o trabalho realizado e três tablets. A instituição de ensino conquistou, com o projeto Eco Web, o primeiro lugar no desafio “De Onde Vêm as Coisas?” – promovido pelo Edukatu, iniciativa do Instituto Akatu em correalização com a Braskem.

“A premiação com uma oficina na escola vencedora reforça a importância das ações presenciais realizadas pela rede do Edukatu”, afirma Silvia Sá, Gerente de Educação do Instituto Akatu, comentando que as atividades on-line e off-line são complementares. Na oficina, 200 estudantes de 9 a 15 anos participaram de dinâmicas incluindo o jogo da Carta da Terra, as Seis Perguntas do Consumo Consciente, entre outros temas.

A crença de que os alunos precisam vivenciar e aprender a resolver problemas reais, como os causados pela época de enchentes ou pelo período de seca, incentivaram o desenvolvimento do projeto vencedor, o Eco Web. Por uma campanha organizada para mobilizar a comunidade, foram distribuídas mudas de árvores para plantio na ciclovia de um bairro próximo à escola e ímãs de geladeira com lembretes do dia da coleta de lixo seco.

O time que realizou o desafio convidou todas as escolas do município para participarem das ações. “Desde o início, a ideia foi associar as tecnologias da informação e da comunicação à sustentabilidade, para compartilhar ações e buscar novos olhares que levassem a refletir sobre a importância da preservação ambiental”, comemora Margarida Telles da Cruz, professora de Ciências da escola de Campo Bom.

Os alunos ainda foram convidados a analisar como seriam os objetos de seu cotidiano, se não fossem de plástico. “Seria muito mais difícil a vida sem o plástico. Poucas pessoas percebem, mas estão sempre utilizando o plástico no seu dia a dia”, contou Larissa Packs, aluna participante da equipe vencedora do desafio.

Além da escola gaúcha, duas outras instituições serão premiadas: E.E.E.F.M. Murilo Braga (RO) e Colégio Marista Nossa Senhora da Penha (ES), que receberão um tablet e uma máquina fotográfica, prêmios destinadas à segunda colocada, e um tablete para a terceira colocação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s