EcoWeb+EcoAction

Rede Municipal de Ensino – Campo Bom RS

Global Forum

Deixe um comentário

65177_478679782170395_2028807160_n

 

Professora brasileira é reconhecida mundialmente no Prêmio Microsoft Educadores Inovadores

Com foco em sustentabilidade, projeto da Educadora do Rio Grande do Sul, foi considerado o melhor da América Latina e o segundo melhor no mundo na Categoria Inovação em Comunidade

 São Paulo, 05 de Dezembro de 2012 – A Microsoft realizou entre 28 de Novembro e 1º de Dezembro o Fórum Global Parceiros na Aprendizagem 2012, com o anúncio dos grandes vencedores do Prêmio Educadores Inovadores. Durante a cerimônia no prestigiado Castelo de Praga, República Tcheca, que premiou 21 educadores em todo o mundo, a brasileira Margarida Telles Cruz, do Rio Grande do Sul, foi considerada destaque com projeto inovador que utilizou a tecnologia para transformar a educação. A Microsoft anunciou também investimentos de US$ 250 milhões para levar acesso digital a jovens e educadores em países em desenvolvimento.

Margarida, de Campo Bom, no Rio Grande do Sul, foi a única representante Latino Americana da premiação deste ano, que contou com mais de 250 mil professores inscritos.  Atuando no colégio E.M.E.F. 25 de Julho, ela foi a primeira colocada na etapa brasileira na Categoria Inovação em Comunidade com o projeto Eco Web que, associando as TICs à sustentabilidade, propôs aos estudantes portadores de necessidades educativas especiais, um grande desafio: desenvolver atividades teóricas e como as colocar em prática utilizando diferentes tecnologias e também envolvendo os alunos de escolas vizinhas. O trabalho uniu os alunos em divulgações na web, com foco no reaproveitamento de diferentes materiais e também no cotidiano de moradores do campo de banhado, rio e arroios, sem deixar de lado a importância dos moradores cuidarem de sua área local.

 “Nosso projeto vem acontecendo desde 2002 e crescendo a cada ano, com inovações a cada período. Com o uso da tecnologia, nosso leque de atuação cresceu. Essa premiação, que para nós tem o mesmo significado de ser um primeiro lugar, traz visibilidade ao nosso trabalho e servirá, certamente, de inspiração para outras escolas, mostrando como é possível unir esses conceitos e ajudar a construir com as crianças a consciência de sua responsabilidade com o meio ambiente com o uso da tecnologia, tão presente no mundo”, comenta Margarida.

Os prêmios foram apresentados aos educadores em seis categorias. Todos os vencedores serão automaticamente incluídos no novo Programa Educador Inovador Expert, uma iniciativa que conta com um ano de duração que foi criada para reconhecer educadores no mundo todo que transformam seu dia a dia e de seus alunos de maneira inovadora. Educadores irão se tornar parceiros da Microsoft em muitas de suas atividades de ensino ao longo do ano, focada em garantir resultados de aprendizagem e troca de experiências entre colegas.

“Nós não podemos educar os líderes de amanhã com as ferramentas e práticas do passado. Temos de continuar a investir no desenvolvimento de avançados ambientes de aprendizagem que levam a melhores resultados”, disse Milton Burgese, diretor de Educação na Microsoft. “Estamos honrados de reconhecer uma professora brasileira entre tantos educadores que realizam trabalhos incríveis para enriquecer as experiências educativas das crianças ao redor do mundo.”

No Fórum Global Parceiros na Aprendizagem 2012, Margarida foi a segunda colocada, ficando atrás dos grandes vencedores na categoria “Aprendizagem Além da Sala de Aula”:  Ghadeer Obiedat e Rania Obiedat,  da Jordânia, com o projeto “vislumbre de esperança” que visa suprir os alunos com as competências necessárias para inovarem e ser produtivos, com um projeto com foco na detecção precoce e rastreamento de câncer de mama; e dos primeiros colocados Devon Caldwell e Lia Obach, do Canadá. Eles desenvolveram o projeto “Mãos pequenas, grande mundo”, uma iniciativa colaborativa entre alunos de duas salas de aula para formar uma comunidade de “agentes de mudança”. Os jovens alunos de idades entre 4 a 7 anos foram encorajados a identificar, investigar e desenvolver soluções para questões importantes que afetam o planeta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s